fbpx
PNL em prática

E se pudesses ensinar novos COMPORTAMENTOS a ti mesmo?

Partilha em
RSS21k
Follow by Email8m
Facebook0
Twitter6k
YouTube2k
Pinterest4k
LinkedIn10k
Instagram8k

Quantas vezes deste por ti a lamentar algo que fizeste como se não tivesses alternativas? Há sempre opções apesar do comportamento que escolhemos nos ter parecido o único possível no momento em que aconteceu.
É bem sabido que a melhor forma de aprender é ensinar. Com este exercício, que elaborei a partir de um padrão muito usado na PNL, vais ensinar-te e aprender naturalmente os novos comportamentos que queres escolher na tua vida. 

  • 1. Determina o contexto ou situações em que queres dispor de novos comportamentos.
  • 2. Encontra uma ocasião em que foste capaz de ter um comportamento idêntico ao que desejas. Visualiza essa imagem de ti mesmo a dispor dessa escolha comportamental. Afina as características dessa imagem para que seja muito atraente.
  • 3. Escolhe um mentor, uma entidade que possa ajudar-te a aperfeiçoar ainda mais o novo comportamento e de outros que aumentem a diversidade das tuas estratégias e expandam as tuas escolhas.
  • 4. Visualiza esse Mentor a ensinar ao teu EU atraente essas capacidades e competências.
  • 5. Em que coisas deve o teu EU atraente acreditar para que possa adoptar os novos comportamentos como forma natural de estar na vida? Algo te impede de acreditar nisso? Como serias se nada te impedisse?
  • 6. Fica com essa sensação (nada te impede) e observa um filme desse teu EU atraente plenamente capaz de gerar e gerir os novos comportamentos.
  • 7. Visualiza essa imagem de ti atraente no teu tamanho natural e imagina que entras completamente nessa imagem. Agora estás bem dentro do filme de ti mesmo a desencadear novos comportamentos, plenamente usufruindo da liberdade de ter as novas escolhas.
  • 8. Escolhe uma provável situação futura em que te seja muito conveniente e agradável o novo comportamento. Observa-te a ti mesmo nessa situação.
  • 9. Agradece a ti mesmo e ao teu Mentor. Pede ao teu Inconsciente que desenvolva uma faceta de ti que se encarregue de gerir os novos comportamentos no futuro. Agradece. Agradece sempre.

Nota: A figura do mentor, sendo útil, é opcional. O exercício pode ser feito sem os passos 3 e 4.

Para acederes a todo o enorme manancial da PNL, pondo ao teu serviço os desenvolvimentos da Programação Neuro Linguística nos últimos 40 anos, convido-te a participar numa das formações de PNL que oriento.
Para saber mais, visita a minha página de actividades https://coachpnl.pt/

5

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Página facebook