fbpx
Coisas do mundo realPNL em prática

Somos fazedores de significado.

Partilha em
RSS21k
Follow by Email8m
Facebook0
Twitter6k
YouTube2k
Pinterest4k
LinkedIn10k
Instagram8k

A nossa mente não cessa de nos apresentar pensamentos e fazer interpretação de tudo o que sucede.
Andamos por aí a atribuir significados a tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. Os nossos sentimentos dependem da qualidade das interpretações que fazemos!

Alguma vez vivemos sem isso?
Podemos certamente treinarmo-nos para não julgar assim como podemos desenvolver a atitude de observação que adia a interpretação.

Ou podemos viver melhor com isso?

De facto, podemos fazer duas coisas:
1- Melhorar o processo. Se os significados não são automáticos, há um processo de decisão e, portanto, podemos escolher significados melhores. 
Se tivermos dificuldade em controlar este processo, podemos examinar as crenças que, a montante, geram os significados que eu atribuo e os julgamentos que faço.
Ex: se eu acreditar que vivo rodeado de malfeitores e desconfiar, por princípio, dos outros humanos, então tudo me parecerá ameaçador. Como alguém escreveu, se eu me sentir como um martelo, só vou ver pregos ao meu redor!

O nosso vício de atribuir significados é tal que nos damos ao luxo perverso de nos sentir mal pelos significados que damos ao nosso passado.
Ex: as tuas férias foram péssimas porque esteve mau tempo ou te aborreceste com o teu companheiro ou foram boas porque pudeste descansar e aproveitaste os períodos de chuva para passeios na região? Como te vais sentir em cada um dos casos?

2- Suspender. Outra opção é suspender e atrasar o processo de interpretação e geração de significados.
Imagina que entras numa floresta desconhecida. De imediato, a tua mente fica em modo protecção e se põe a classificar e julgar as árvores, os caminhos, etc. Ou podes abrir os teus sentidos e apreciar tudo o que vês, ouves, tocas, cheiras, sentes. Ao aumentares a tua acuidade sensorial, distribuindo a tua atenção sobre tudo o que te rodeia, vais suspender o ruído mental e interromper a fábrica de significados.

13

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Página facebook